quarta-feira, 19 de março de 2008

O Lambe-Botas!


Ao contrário do que muitos possam pensar, o acessório para qualquer chefia que se preze não é um PDA topo de gama nem um computador todo XPTO, mas sim um bom e velho lambe-botas ou um chegamisso, como outros preferem chamar a estas criaturas míticas e adoradas, pelas chefias deste nosso Portugal. Bom, estou a ser um pouco mazinha, pois no fundo, mas bem lá no fundo estas criaturas têm uma aplicabilidade bastante prática senão vejamos:

- Estão sempre dispostas a rir quando o chefe ri ou a chorar quando o chefe chora, funcionando como um agradável eco.

- Qualquer pretexto é bom para elogiar a soberba capacidade mental do chefe, e todos sabemos que isso é altamente importante, pois uma chefia motivada trabalha mais e melhor.


- São óptimos a despachar recados importantíssimos, como ir buscar cafezinhos ou a roupinha lavada do chefe, contribuindo, deste modo, de forma inegável para a produtividade da empresa.

- São capazes suplantar qualquer espião, assumindo, desde o primeiro dia, a função de olhos e ouvidos das chefias, o que alivia, em muito, a carga horária de trabalho das mesmas, até porque o chefe como pessoa ocupada que é não pode estar em todo o lado ao mesmo tempo.

- Têm, na minha opinião, uma grande capacidade de sacrifício dando sempre o corpo (leia-se o rabiosque) ao manifesto, desde que isso faça o chefe feliz e os ajude a subir na hierarquia.

Por tudo o que aqui foi dito, acho que cada escritório que se preze deveria ter pelo menos um lambe-botas profissional, o meu local de trabalho foi presenteado com uma ferramenta destas, na semana passada, e nunca vi a chefe sorrir tanto!
Pessoalmente, acho estas criaturas desprezíveis, pois apesar de, na maior parte dos casos, vestirem peles de cordeiro e usarem falinhas mansas, são falsas e dissimuladas, estando ao nível de uma qualquer erva-daninha, não se importando de queimar tudo à sua volta, desde que isso lhes permita subir, e a meu ver as ervas daninhas são pragas e como tal as pragas devem ser erradicadas.

4 comentários:

Anónimo disse...

Há um lambe-botas nos "The Office", tanto britânico, como americano. Ambos correspondem ao retrato aqui traçado por esta objectiva certeira. Muito bom! Este blog chega a ser melhor que o Dilbert! Parabéns!!!

Anónimo disse...

Os lambe-botas são também conhecidos por nunca abandonarem o escritório/empresa nas férias (Agosto, inclusivamente) e nas épocas festivas, bem como por serem portadores permanentes de um frasco de vasóleo.

Anónimo disse...

Até há alguns que dizem não querer férias, porque em Agosto, há muito que fazer no escritório, seja arrumar dossiers, seja fazer coisas sem importância mas que os mantêm ocupados. Os lambe-botas, além de coleccionar selos, moedas ou até mesmo calendários eróticos, não têm vida própria!

Bitchy Lady disse...

Nops vida própria não têm mesmo, manter o chefe feliz e subir na vida é a única coisa que os move! E no intervalo dessa nobre missão tentam mostrar a toda a gente como são cultos e especiais.